Newsletter

Publicações

Postagem em destaque

BLOG VAKACLASSIC DESATIVADO (por tempo indeterminado) !!!

É GALERA, NÃO CONSEGUI MANTER O RITMO DE PUBLICAÇÕES AQUI NO VAKACLASSIC. NO FINAL DO ANO ACABEI ME ENROLANDO, NÃO PAGUEI O DOMÍNIO (perd...

Racismo ou Arte? Escultura de mulher negra usada como cadeira, causa polêmica [Ponto de vista]

Na foto polêmicaDasha Zhukova, Socialiete e entusiasta da moda e das artes, sentada em uma cadeira criada pelo artista Bjarne Melgaard. Até ai tudo bem, se não fosse pelo fato da cadeira ter a forma de uma mulher -- NEGRA --, em uma posição de "submissão", como você pode ver:
A foto foi tirada para ilustrar uma entrevista para o site de moda e comportamento Buro 24/7 . 

Então, a pergunta que não quer calar é: Arte ou Racismo? Qual foi a verdadeira intenção na criação da obra de arte(cadeira) e por que a socialite escolheu senta-lá? Por que essa foto fez tanto "barulho"?

Vamos por partes:

A entrevista foi ao ar no dia 20 de janeiro (ai você se pergunta, e dai?), dia no qual os americanos comemoram os feitos de Martin Luther King, ai já viu! Foi o estopim para colocar fogo no circo (sem querer chamar ninguém de palhaço - que fique bem claro).

Pô! Postam a foto de uma mulher branca sentada encima de uma mulher negra, bem no dia em que comemora-se os feitos de um dos maiores defensores dos direitos dos negros (na America), aí é pedir pra ferrar geral. Não é?

Então, temos que pensar direito. Sei que muitos se ofenderam ao ver essa imagem, e você que esta vendo agora, talvez se ofenda...


Quem é o artista que criou a obra de arte (cadeira):

Bjarne Melgaard (1967), nasceu em Sidney, Austrália. Vive atualmente em Nova Iorque. Ele fez uma releitura da obra de Allen Jones(1937), um dos representantes da Pop Art

Na obra de Allen (as esculturas-mobílias), ele escupiu  uma mulher branca, na mesma posição de "submissão" que a negra. Ao meu ver, esta bem claro que foi uma forma nítida de protesto ao machismo da época, década de 60/70.



Na releitura, creio que ele escolheu por ser uma mulher negra para dar o "choque", fazer refletir e mexer com a cabeça das pessoas. Se fosse uma mulher branca, talvez não teria o mesmo impacto visual e cultural. Não tem nada a ver com racismo ou algo do gênero. Li em entrevistas que o Artista já se relacionou com homens negros, então essa hipótese a principio estaria descartada, da minha parte. Vejo a escultura como arte. Ela tem seu lado sexual bem explicito, tem ar de sadomasoquismo, também. Não vejo como racismo. Sim, é uma escultura forte, a imagem é de certo modo, pelo o que já ocorreu com os negros pelo decorrer da história, agressiva. Essa carga histórica não tem como negar. Concordo plenamente.

A data que o post foi publicado, também não ajudou muito. A socialite deu uma explicação em sua conta do Instagram, dizendo que não tinha a intenção de racismo, pois é contra qualquer tipo de discriminação racial ou de gênero. E que a cadeira é vista por ela, como obra de arte.

Assim que vi a imagem fiquei chocado, mas levei essa questão ao crivo, à discussão pessoal, e cheguei a essa conclusão no qual exponho a vocês.

Por fim:

Essa imagem chocou na decada de 60/70 com as esculturas de Allen Jones; voltou a chocar hoje, em 2014, com a escultura de Bjarne Melgaard. O problema é quando o choque é por ser uma mulher NEGRA, e não por ser apenas uma mulher (não estou levando em questão o fator artístico). Isso me da uma sensação de que ainda não nos enxergamos como IGUAIS. 

Sei que muita coisa aconteceu com os negros, sei da dor, sei que ainda existe racismo e preconceito. Esse é o problema, isso tem que acabar. Temos que nos ver como iguais. A cor da pele tem que parar de ser julgada. O ser humano tem que valer mais que a sua pele, sua cor, sua etnia. Enquanto nos tratarmos como negros e brancos, haverá discriminação. Temos que nos tratar como pessoas. Espero que isso um dia mude. Espero...

(Veja esse assunto em outros sites, click aqui.)
______

Siga agora o nosso Instagram de humor, o @vakahumorada ! Venha gargalhar com os vídeos, vines e imagens hilárias que postamos.


Valeu pela visita, deixe seu ponto de vista nos comentários (ou aqui no Face). E compartilhe este pensamento com seus amigo:


Share on Google Plus

About Junior Vaka

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. Nossa que absurdo,sinceramente eu fiquei pasma ao ver essa imagem não tenho nem o que falar ,é o cúmulo do absurdo ,racismo e preconceito puro,não vejo nada de arte nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É dona Simone, quando você pensa que já viu de tudo... A vida te surpreende! Tá fácil não.

      Muito grato pela visita. De verdade! Bj

      Excluir

Deixe seu comentário referente o post. Dessa forma você nos incentiva. Sem dizer que queremos saber qual é seu ponto de vista referente os temas, bobeiras e etc abordados aqui. Respeito e bom senso é essencial. Obrigado!

Oi! Tem mais conteúdo em nosso Facebook e Instagram de Humor